sábado, 9 de outubro de 2010

Notícias do Brasil ou do Mundo?

Olá amigos do blog, a última postagem que aqui está foi feita no sábado passado, sendo assim, faz hoje uma semana que não atualizo o blog, que vergonha não? Afinal, eu não fico sete dias sem comer, e se deixo meu quarto sete dias sem tirar o pó, a coisa fica feia, como pedido de desculpas a quem lê o blog, trouxe um tema bem interessante á todos, vamos lá?

Assistindo ao telejornal da Redetv com meus pais, eu ouvi uma frase curiosa da minha mãe, ela disse assim:

- Ai, esse jornal só mostra o que aconteceu fora do país, isso não me interessa!

Por mais que eu discorde da minha mãe, explicar á ela os motivos pelo qual aquele telejornal aborda temas internacionais, levaria tempo, minha mãe é leiga de teorias de comunicação, mas é uma telespectadora, por isso, a opinião dela deve ser analisada.

Quando certa notícia chega á população, seja no veiculo impresso, nas ondas do rádio ou na TV, certo publico mostra maior interesse por ela, talvez por ter sido “mais atingido” com aquele fato, mas a globalização na comunicação trouxe alguns parâmetros que talvez explicariam á questão da minha mãe.

Quando um telejornal aborda certo fato, ele deve pensar quem está vendo e ouvindo aquilo e se o publico em geral mostrará interesse, e por mais que a minha mãe seja mais do estilo de quem ouve o rádio para saber se algo está acontecendo no Tatuapé, a notícia que a Redetv levou á noite para o ar, interfere totalmente na vida mundial, por isso pode (e deve) ser abordada.

Um exemplo de notícia local mais que se torna global é problemas com o transporte público, é local, pois cada região do Brasil e do mundo tem um problema especifico com o transporte público, mas esses problemas não afetam somente aos usuários do metrô e ônibus, mas também a quem sai de carro, pois o transito piora nessas situações.

Abordar fatos do Brasil e do Mundo é necessário ao meu ponto de vista, pois na verdade, meu interesse vai além ao conteúdo e preciso como aluno de jornalismo estar atualizado sobre os acontecimentos recentes, mas e você, caro leitor, o que prefere? Notícias do Brasil, ou do mundo? Dê sua opinião.

Nenhum comentário: