quarta-feira, 7 de abril de 2010

Teoria do Espelho

Esta postagem foi feita á uma amiga, pois em uma conversa com ela, Milena Buarque, uma garota de extrema educação, inteligência, e perspectivas sobre o que está acontecendo no mundo; eu percebi que poderia relacionar a mídia brasileira atual, com uma teoria que aprendi na universidade, aula base da competentíssima Professora Flávia Serrano. Antes de relacionar, vamos entender no que se baseia a teoria e como ela surgiu.
O que é Teoria do Espelho e como Surgiu?( Porque as notícias são como são?)
Em meados do século XIX acontece o surgimento do jornalismo informativo que separa opinião de informação.
Neste período, o jornalismo é considerado base de reprodução e não interpretação, ou seja, o papel do jornalista era apenas mostrar os fatos, sem expor sua opinião sobre eles.
Assim, a teoria do espelho, pressupõe que as notícias são como são porque a realidade assim as determina.

Atualmente
O Jornalismo como todos nós sabemos, é uma área onde não existem coisas exatas, e podemos questionar todas as teorias, e para isso até podemos criar outra, porém, não iremos aqui ainda criar uma teoria, pois ainda sou iniciante na área, todavia, já me sinto no direto como aluno de jornalismo, e antes de qualquer coisa, telespectador duvidar da Teoria do Espelho, e até dizer que ela é um “pega trouxa”
Como podemos contar uma historia, sendo imparcial? Isso é humanamente impossível, pois ao vermos um caso, contamos as demais pessoas o lado que entendemos, e a forma como decodificamos a mensagem, é impossível não dar a sua versão dos fatos.
Para arrancar de vez a complexidade desta teoria, usemos um exemplo comum, a briga entre irmãos.
A mãe chega a sala e vê um vaso quebrado, e pergunta:
- Quem fez isso?
- Foi o Pedro, Joãozinho responde.
- Mentira, foi o Joãozinho mãe! Retruca Pedro.

Pois bem, no exemplo vemos que um jogará a culpa no outro, e ao explicar como o vaso foi quebrado, cada um terá sua versão, ou seja, aquela que a interessa.
No jornalismo, acontece a mesma coisa, eu só irei passar as informações que interessem a minha empresa, e que faça com que meu publico alvo nem perceba que eu maquiei (pra não citar manipulei) determinada notícia.
A televisão, uma das mídias mais populares, depois do rádio, deixa claro que a teoria do espelho não existe, e que os telespectadores leigos destas teorias são manipulados, e o pior de tudo é saber que ainda ouço na rua, ou até mesmo em casa, a frase:
- Sim, é verdade, eu vi no Jornal Nacional.
Para não falarmos só em Televisão, podemos citar também, a mídia impressa, e como exemplos pegarmos a revista Veja, e o manipulador cara-de-pau Duda Teixeira, jornalista político da revista, e autor da matéria: “ Os Muito Maus Companheiros” da edição de 24 de fevereiro de 2010, da revista Veja.
Nesta matéria de Duda, aparecem palavras como “Fidelidos” “Venecuba” e “Pasmem”

Agradeço a Milena Buarque, que pelo site de perguntas www.Formspring.com debateu o assunto e me fez chegar a esta postagem que ofereço a ela, e a todos os leitores interessados no assunto.

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