quarta-feira, 14 de abril de 2010

Comunicação Social na Indústria Cultural

Hoje não apreciamos, compramos. Por mais que seja duro dizer isso, a arte não é mais analisada e criticada, o capitalismo acabou com tudo isso.
A partir da teoria de Walter Benjamin, podemos pensar na reprodutibilidade de uma obra de arte, e de como isso destrói o significado colocado nela.
Veja, com a comercialização de obras de arte, um quadro perde seus aspectos artísticos, e sua característica maior, quando é impresso em uma camiseta, por exemplo.
Adorno e Horkheimer cunharam o termo “indústria cultural”, a fim de mostrar ao mundo, todo aquilo que era consumido de forma exacerbada, porém, artistas modernos surgiram para contestar esse termo, e mostraram o lado positivo que a arte moderna poderia ter, usando como argumento, que uma obra de arte criada na Alemanha e reproduzida em outro produto para o mundo, permitia que outras pessoas que nunca teriam chance de ir á Alemanha, entrassem em contato com essa arte.
Entre estes artistas modernos, não podemos deixar de citar Andy Warhol, que reproduzia imagens de artistas, como: Marlon Brando, Elvis Presley, Marilyn Monroe, entre outros; mostrando o sentido vazio destes artistas.
Sua arte era totalmente publicitária, já que usava produtos de consumo em massa, para se trabalhar, como uma garrafa de Coca-Cola, por exemplo.
A arte comercial de Andy Warhol, sempre foi criticada por aqueles que ainda eram adeptos a arte erudita, e este confronto, nos leva a uma discussão longa, porém interessante, o que é realmente arte? E porque hoje em dia ela perdeu seu sentido?
Para Adorno e Horkheimer, a arte já não é mais apreciada, pois o consumismo determinou que a sociedade atual, apenas usa de forma a se entreter, e não mais analisar o belo, assim pode-se analisar outros emissores de idéias midiáticas, a fotografia e o cinema.
Há quem diga que a fotografia não pode ser considerada arte, pois é o ângulo do fotografo que ira determinar a reprodutibilidade de uma imagem real, assim, determinada imagem antes de ser capturada pode ser uma obra de arte, mas a sua reprodução em fotografia tira todo seu aspecto artístico e dá a ela uma imagem cultural e ideológica de quem apertou o botão. Porém, para outros, o simples fato da fotografia existir e flagrar uma cena real a coloca no aspecto de arte a ser apreciada.
Já no cinema, a crítica feita é sobre a postura de atores e atrizes, que gera uma comparação ao teatro, usando este pensamento, o teatro é considerado arte, e o cinema apenas entretenimento, pois, esse pensamento se baseia no argumento de que o ator no cinema pode filmar e re-filmar quantas vezes for necessário, deixando sempre melhor, já no teatro, tudo aconteceu ao vivo, e caso aconteça algum erro, é preciso improvisar, e esse improviso, dá uma pureza de arte, coisa que dificilmente se vê no cinema, pois em filmagens não existe improviso. Este é um ponto a ser analisado, porém, há quem considere o Cinema uma arte, pela criação do autor a determinada história.
Se fotografia e Cinema são artes, fica a sociedade analisar e escolher aquela que se caracteriza com sua cultura, porém temos autores como: Adorno, Horkheimer, Humberto Eco, entre outros, que são de extrema importância para os estudos de Comunicação Social, e são de extrema importância para que o estudante desta área conheça. Vistas com evidência na Escola de Frankfurt pode ser o início de um estudo deste tema.
A massa, ou seja, o público-alvo atingido por determinado veiculo de comunicação tenha feito escolhas que são criticadas, percebe-se claro que estes são forçados a escolher algumas coisa, determinado no seu preço, e sua facilidade quanto ao tempo(que não mais é linear, mas, isso é um outro assunto para uma futura postagem), para que possa-se entender essas escolhas, podemos dar um exemplo da facilidade com que as noticias chegam no publico, que agora escolhe as paginas da internet, ao invés de se encaminhar até uma banca de jornal, para comprar um impresso, pois, não é vantagem ter em casa um produto impresso que popularmente é dito como “um junta baratas” e a rapidez da internet, facilita a vida da sociedade. Outra situação que também engloba o meio virtual é a indústria musical, pois com a facilidade em downloads, já não se compra mais CDs, pois é possível escolher diversas musicas, de diversos estilos e compactar em uma só mídia.
Vale ressaltar, que os fatos aqui mencionados, não são de totalidade universal, há quem ainda veja o Jornal, o CD, e outros aspectos não modernos da comunicação como mais adequado para sua vida, assim, podemos dizer que existem as duas vertentes teóricas que estudam diversas possibilidades, e cabe a cada um escolher a que lhe convém.

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