sexta-feira, 7 de maio de 2010

Teoria do Gatekeeper

Olá queridos amigos internautas, estava um pouco afastado do blog, mas, venho trazendo novidades, há um mês, mais precisamente no dia 7 de abril de 2010, em uma quarta-feira, eu apresentei a vocês, a Teoria do Espelho, porém, como já bem sabemos a teoria do espelho não é a única existente, e assim, apresento-lhes agora a Teoria do Gatekeeper, quem vem para contestar o que é dito pela Teoria do Espelho, vamos a ela?
A teoria Gatekeeper, ou Teoria da Ação Social, como também é chamada, surgiu nos anos 50, como uma forma de respeito ao jornalismo e ao seu poder.
Essa teoria acredita que o processo de produção da informação é um processo de escolha, na qual o fluxo de notícias tem que passar por diversos "gates" (portões), até sua publicação.
Para que você possa entender melhor, querido leitor, vamos entender a palavra Gatekeeper
"Gate" como já foi dito aqui, significa portão (tradução da palavra em inglês)
"Keeper" tem o significado de guardião, zelador, porteiro

Assim, podemos dizer que ao pé da letra, a tradução para Gatekeeper, seria guardião do portão, ou somente porteiro.
Porém, é evidente, que se traduzida não teria o mesmo impacto e/ou glamour que tem, pois a Teoria do Gatekeeper parece tão mais forte que Teoria do Porteiro.
Essa teoria defende que há intencionalidade, o que contesta a Teoria do Espelho, pois assim, o jornalista não é mais considerado imparcial, e sim fator primordial ao que vai ou não para o ar.

A teoria esbarra em alguns limites:

a)Analisa a Notícia apenas a partir de quem a produz

B)Esquece que as normas profissionais interferem no processo

C) Desconsidera a estrutura Burocrática e a desorganização

Em linhas gerais, para finalizarmos, podemos dizer então, que a Teoria do Gatekeeper dá o poder total ao jornalista, que escolhe o que passará pelos "portões" e o que ficará, porém, os três limites expostos acima, mostram que na teoria do Gatekeeper existem alguns erros, que serão questionados e contestados na próxima teoria que é a Teoria Organizacional.
Assim, finalizamos dizendo: A teoria do Gatekeeper pressupõe que as noticias são como são, porque os jornalistas assim as determinam.

Em Breve, eu trago a Teoria Organizacional para vocês!

Nenhum comentário: