terça-feira, 18 de maio de 2010

Teorias da Comunicação

Olá amigos leitores, depois de apresentar algumas teorias, fica aqui a dica, no meio jornalístico, nada é certo e nada é errado, ou seja, tudo é questionável, pessoalmente isso é o que mais me encanta, pois diferente de matérias exatas, onde um mais um é dois, nas humanas, como o jornalismo, o foco maior é na pessoa humana, ou seja, cria um ponto de vista, que faz as pessoas pensarem e criarem uma opinião sobre aquilo, desta opinião surge aquilo que não condiz com a sua verdade, e então é questionado, se entende o que foi passado e se cria um novo com os erros do passado, difícil de entender? Calma, vou facilitar um pouco a vocês.
Nas duas teorias que postei aqui no blog, Teoria do Espelho e Teoria do Gatekeeper, alguns pontos são levantados, como a noticia sendo uma verdade absoluta, isso na idéia de Teoria do espelho, mas então, ao entender a Teoria do espelho, podemos pensar, mas quem disse que as noticias são espelho da realidade? Para contestar essa teoria, surge a do Gatekeeper, e acreditem, não para por ai, são muitas teorias estudadas, e sempre nessa função de contestar a anterior dando ênfase a aquilo que não foi mencionado ou estudado por outras, mas então, você estará se perguntando, qual é a Teoria correta? Então eu repito o que disse anteriormente, não existe certo e errado no jornalismo, cada empresa jornalística trabalha com a teoria que mais agrada, a que cabe em sua ideologia de trabalho.
Depois de termos visto a Teoria do Espelho e a Teoria do Gatekeeper; deixo aqui uma dica e um pedido, você que trabalha com comunicação, ou se interessa pela área, você que assim como eu é aluno universitário, e você que pensa em ingressar neste curso na universidade, é preciso se aprofundar nestas teorias e entende-las, além de interessantes, todo bom profissional deve conhecer a forma ideológica com que sua empresa trabalha, por isso meu conselho é que se faça a leitura de um livro chamado: “Teorias da comunicação” do autor Mauro Wolf.
Espero que busquem informações e que tenham gostado, pois esse assunto é vasto, interessante e atual.

Nenhum comentário: