sábado, 29 de maio de 2010

Que Papo é esse?

Olá amigos leitores, na tarde de ontem vi uma noticia um tanto quanto triste na internet, em um site americano de noticias, a seguinte manchete me surpreendeu: “Gary Coleman of diff'rent stonkes' Dead at 42”
Sem acreditar, ou pensando que fosse uma brincadeira do site, busquei informações nos sites brasileiros de notícias, o G1, por exemplo, e lá estava a verdade, morreu aos 42 anos Gary Coleman.
Se você ainda está se perguntando quem foi Gary Coleman, não se preocupe você saberá quando ligarmos o nome do ator ao do personagem.
Famoso pela serie Diff’erent Storkes, Gary Coleman interpretou o papel do irreverente Arnold, um garoto negro que junto com seu irmão é adotado por um homem rico, que antes era patrão da mãe dos meninos, Arnold e Willis (Todd Bridges) são levados para a casa do Sr Drummond (Conrad Bain) que após criar amor por eles, os adota, a serie retratava temas do cotidiano como racismo, relações familiares, além de temas mais pesados como pedofilia, entre outros.
Ao pesquisar a ‘vida’ dessa serie, encontrei uma definição:

Diff'rent Strokes (Minha Família é uma Bagunça na Nickelodeon e Arnold no SBT) foi uma sitcom norte-americana que foi exibida de 1978 a 1985 no canal NBC, e de 1985 a 1986 no canal ABC. No Brasil, a série só foi exibida pela primeira vez no restrito canal a cabo Retro TV, em 2004. Em 2005 ganhou aparição aos fins de semana na Nickelodeon, dentro do quadro Nick At Nite. Em meados de 2009, o SBT apostou na série, que foi exibida de segunda a sábado, às 13:15.

Pesquisei mais a fundo toda a historia da serie, e também o elenco, e descobri uma historia bem triste.
Dana Plato, a Kimberly da serie, não teve uma vida muito fácil, após o sucesso no programa infantil, a atriz caiu no esquecimento, e teve papeis secundários em filmes e series, o que a obrigou participar de filmes adultos, com esse sofrimento na profissão, Dana começou a ter depressão, tomar remédios e acabou cometendo suicídio.

Conrad Bain, que na serie era o Sr Drummond, é talvez um dos poucos no elenco que esteve com a carreira equilibrada, hoje aos 87 anos, o ator canadense está um pouco afastado da TV, do cinema e do teatro, porém em 2007 fez uma participação em uma serie chamada Wizards of Waverly Place.

Nedra Volz, que na serie fazia o papel de Adelaide, a segunda governanta da casa, (a primeira era feita por Charlotte Era) faleceu no ano de 2003 com 95 anos, e em sua carreira sempre fez papéis de avós, senhorinhas indefesa, etc.
Nedra teve a carreira com bastantes trabalhos, e deve ter morrido feliz, já que sempre fez o que gostava.

Charlotte Rae, que na serie fazia o papel de Edna Garret, a primeira governanta da casa, ainda esta viva, e além de atriz é cantora, deve estar se dedicando a música, já que em minha pesquisa não encontrei nada que pudesse ser relevante na função de atriz.

Todd Bridges, que na serie interpretava Willis (irmão de Arnold) está com 42 anos e sempre teve uma carreira oscilante, o seu talento mirim, fez com que sua família o levasse para Califórnia, em busca dos seus sonhos, e assim foi, participou de algumas series já com seis anos e se tornou sucesso mesmo na serie Diff’erent Strokes em 1978 quando o criador do sitcom resolveu criar esse personagem, com essa onda do personagem Willis, Todd foi chamado para outros diversos papéis, e foi o orgulho da família até 1986, quando Diff’erent Storkes acabou e junto com o fim da serie de sucesso a vida de Todd também iria mudar, por ter criado um estereótipo com o personagem, nunca era lembrado e convidado a nada, sua carreira estava em declínio o que foi crucial para que o jovem se envolvesse com drogas, até ser preso, o garoto de sucesso era a partir daí, um marginal.
Em 2000, já limpo da drogas, Todd recomeçou a carreira como ator com a ajuda de seu irmão, e já no primeiro ano de nova etapa de vida, fez um programa especial de TV, chamado ‘after Diff’erent Storkes’ (depois de “Diff’erent Storkes”) uma espécie de documentário que mostrava o que havia acontecido com cada um dos atores depois do sucesso da serie.
O publico irá reconhecer Todd, pois nos dias hoje a Record mostra outra serie de humor de muito sucesso: “Every Body Hates Chris” no Brasil, “todo mundo odeia o Chris” gravada em 2005, (porem, Todd só entra em 2007) a serie retrata a vida do humorista Chris Rock. No papel de Monk, um cômico rapaz louco por guerra, Todd mostrava de novo seu talento na TV.

Enfim, chegamos a Gary Coleman, porém não há muito que falar sobre ele, o sucesso de Arnold é com certeza o papel mais brilhante de sua carreira, porém a sua vida foi tão conturbada quanto seu sucesso, veja aqui nesse trecho da pesquisa:
Gary Coleman (Ilinois, 8 de fevereiro de 1968 - Utah, 28 de maio de 2010) foi um ator americano.
Foi protagonista da série Diff'rent Strokes (Minha Família é uma Bagunça ou Arnold, 1978 - 1986). Devido a uma disfunção renal que o impossibilitou de crescer, ele parecia ser uma criança de oito anos até o último ano da serie 1986. Tornou-se astro da noite para o dia, aparecendo em comerciais e estrelando em 1982 o seu próprio desenho animado - The Gary Coleman Show (exibido no Brasil pela Rede Manchete, com o nome Andy, o Anjinho da Guarda).
Com o fim de Diff'rent Strokes em 1986, Gary passou a fazer pequenas aparições em séries e filmes, até que foi sendo esquecido pelos produtores e pelo seu público. Tentou suicídio duas vezes e mais tarde processou seus pais e empresário, por roubarem todo o seu dinheiro. Quando estava em um shopping de Los Angeles, esmurrou uma fã, que insistentemente queria seu autógrafo. Foi preso e processado a pagar as despesas médicas da vítima
Em 2001, falido e com dívidas, arrumou um emprego como segurança também em um shopping de Los Angeles. Em 2003 concorreu ao governo da Califórnia e perdeu para outro ator, Arnold Schwarzenegger. Desde então, fez aparições esporádicas na TV. A última foi na série Drake & Josh (também exibida pelo canal Nickelodeon), no episódio "The Gary Coleman Grill", em uma gozação com o famoso George Foreman Grill
Gary também fez uma pequena aparição em dois episódios da série My Wife and Kids (Eu, a Patroa e as Crianças, no Brasil), onde seu nome era mencionado no sonho de Michael Kyle (personagem de Damon Wayans): "Kady será baixinha e bonitinha pra sempre, assim como Gary Coleman" e em outro onde é carregado por Shaquille O'Neal.
Em 1996, Gary Coleman e Conrad Bain fizeram seu papel em Diff'rent Strokes para o final da série The Fresh Prince of Bel-Air (Um maluco no Pedaço), episódio intitulado "Eu, Feito Parte 2". Em sua cena, eles fazem referência ao Willis pelo seu nome antes de encontrarem o personagem de Will Smith, levando a Coleman a fazer uma variação do seu slogan, "What'chu talkin 'about, Will?"(Que papo é esse, Will?). Além disso, em 1994, Coleman apareceu em um episódio de Married ... with Children, interpretando um inspetor de código de construção que Al Bundy chama para relatar uma garagem clandestina. Quando Kelly reconhece, ele nega qualquer ligação com Arnold Jackson, mas expressa o seu slogan para Al, "What'chu talkin 'about, Bundy?"(Que papo é esse, Bundy?).
Por possuir uma disfunção nos rins, o ator não cresceu e media 1,42 m. Após a série Arnold esteve envolvido em várias confusões veiculadas em tabloides como tentativas de suicídio, processos contra seu empresário e seus pais e desavenças com fãs
Como se pode ver, Gary Coleman teve uma vida muito oscilante, e foi do luxo ao lixo, o que nos resta é continuar vendo pelo SBT a melhor parte de Arnold e, pois, mais que eu ainda não queira acreditar, Gary morreu e a primeira frase que veio na minha cabeça quando li a frase foi: Ele morreu?, “Que papo é esse?”

Nenhum comentário: