quinta-feira, 22 de julho de 2010

Record e sua decadência

Ontem fez um mês que escrevi minha última postagem, que vergonha de mim mesmo, porém, estou de volta a fim de fazer um protesto.

Desde que entrei na faculdade de jornalismo, tenho visto a TV de uma outra forma, claro que ainda não sou um profissional para perceber cada detalhe, mas consigo perceber problemas técnicos, falta de ética e até mesmo a manipulação dos veículos de comunicação, felizmente (ou não) estou ‘vacinado’ contra alguns macetes que os veículos usam para construir um público alvo.

A Rede Record de Televisão é conhecida por levar ao público o jornalismo policial, e esse tem sido sua única forma de atingir o público, já que perdeu para o SBT seu autor de novelas, Tiago Santiago; agora resta a Record, repetir a novelinha ‘Mutantes’ e tentar encontrar audiência na novela ‘Ribeirão do Tempo’.

Mas, quanto ao jornalismo policial, ponto forte da emissora, podemos citar um dos maiores exemplos de jornalismo dramatizado, ou sensacionalismo como chamamos, Luciana Liviero, jornalista e apresentadora, está passando por um momento impar na carreira, tem todo o destaque na hora do almoço, onde apresenta o Record Notícias, com os comentários de Percival de Souza (esse é um caso a parte do jornalismo, e talvez mereça uma postagem individual).

Luciana apresenta as notícias e de quando em quando faz comentários, expondo a sua opinião, até ai tudo natural, se não fosse a dramatização que ela faz, chegando às vezes a ficar com o rosto corado (lembra-me até o Papai Noel da Coca-cola.).

Há algumas semanas atrás, a notícia de destaque do Record Noticias apresentado pela Liviero foi a do caso da menina violentada no Sul e eu logo entendi o porque de dar espaço para aquela notícia, no VT colocado no ar, a Record não só mostrou o caso como aproveitou para atacar a emissora RBSTV, filiada a Globo no Sul do país, seu conhecido desafeto.

A conhecida emissora do Sul do país não divulgou em grande escala o caso, pois o filho de um dos donos seria o suspeito de violentar a menina.

Esse conflito de interesses me deixou mais decepcionado com a Record, que tinha a minha audiência exclusivamente em séries, como ‘House’, ‘CSI’, além do programa ‘Ídolos’.

Outra coisa que me chamou a atenção, e que já vinha me perturbando a um tempo é a quantidade de comerciais em determinada programação, motivo pelo qual eu não consigo mais assistir a Record. terça-feira passada, resolvi cronometrar um dos intervalos da Record, e pasmem, queridos leitores, constatei que um dos comerciais fica no ar, exatamente 7 minutos.

Com uma programação dividida em muitos intervalos, com um jornalismo sensacionalista e cheio de conflitos de interesse, e novelas sem graça, essa é a Record que eu deixei de ver

Nenhum comentário: