segunda-feira, 21 de junho de 2010

Eu recomendo ...

Jornal Nacional, modo de fazer! Essa é a minha indicação, um livro lançado em 2009 que só agora tive a oportunidade de ler; nele, o autor, o âncora Willian Bonner conta um pouco de como é feito o JN, fatos dos bastidores e muitas historias que fazem parte da vida da televisão brasileira.
Confesso que o fato de ser um produto da Rede Globo a princípio me assustou, porém, como bom leitor, encarei, e me surpreendi, pois ele não trás um puxa-saquismo, muito pelo contrario, ele é bom para quem esta estudando a área, ou para quem simplesmente ama televisão.
Tomo a liberdade de reproduzir a sinopse do livro, para que vocês sintam com as palavras de Bonni o quão interessante é essa obra

Este livro tem o objetivo de mostrar de maneira clara, mesmo para quem não seja profissional do jornalismo, como é construído, dia a dia, o telejornal de maior audiência do Brasil.
Quais são os critérios para selecionar os assuntos publicados pelo Jornal Nacional? Eles estão explicados aqui.
O cronograma de um dia típico na redação é detalhado em todas as etapas, com exemplos que permitam ao leitor compreender sua importância. E uma parte substancial do tempo de leitura será consumida (prazerosamente, espero) num mergulho em edições atípicas do JN: aquelas que saíram completamente do formato habitual por força de alguma notícia ou de algum evento de magnitude. O barco que era para ter sido usado na Caravana JN e que não foi. Os bastidores de um JN apresentado na laje de um prédio em construção. O dia em que freiras salvaram o Jornal Nacional.
Jornal Nacional: Modo de Fazer não é como a receita tradicional, imutável, de um bolo. Para chegar aos 40 anos com a importância que tem, o JN mudou sua receita muitas e muitas vezes, ao sabor das novas tecnologias, do amadurecimento da democracia, do crescimento do Brasil. Mas é com orgulho que os profissionais do JN em 2009 notam, no atual "modo de fazer", a manutenção do respeito ao compromisso original de mostrar as principais notícias do Brasil e do mundo com clareza, isenção, pluralidade e correção.

Fica aqui então a dica para uma agradável leitura, Até a próxima pessoal.

Nenhum comentário: