sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Fim do Casseta e Planeta

O assunto que está sendo comentado nas editorias de mídia nesta sexta-feira é o fim do programa “Casseta e Planeta” humorístico da globo que está no ar desde 1992, segundo um dos integrantes do grupo de humoristas, Helio de la Peña, o programa sairá do ar para que haja uma renovação e a promessa é que o novo projeto estréie no segundo semestre de 2011, Helio declarou: “Não dá para trocar pneu com o carro andando, só conversamos até a parada"

A noticia chegou rapidamente ao Twitter, como já era de se esperar, assim, piadas foram criadas e logo o programa estava nos assuntos mais comentados do dia, entre os comentários, a maior parte dos internautas se sente feliz com o fim do programa, o comentário que chama mais a atenção é de uma internauta que diz: “O Casseta e Planeta morreu com o Busunda”, fazendo alusão à morte de um dos integrantes do grupo, que faleceu em 2006, ano de Copa do Mundo.

Quando li a noticia, não me surpreendi, na verdade, eu até esperava por isso, mas o que quero defender é que muitos dos comentários feitos são tomados pela base da atualidade, e essas pessoas não conhecem a historia dos humoristas e de como o programa chegou a globo.

Primeiramente, deixar no ar um programa durante 18 anos não é fácil, e o mérito é de cada um que fez parte desse projeto. Agora o que certos desinformados não conhecem é a historia do grupo de humoristas.

O grupo surgiu através da parceria criada entre os criadores da revista Casseta Popular e no jornal Planeta Diário, duas publicações que usavam a ironia para fazer critica política; o impresso fez sucesso no Rio de Janeiro na década de 80.

Casseta e Planeta foi resultado dessa fusão de jornais, que acabou indo para a TV, deixando o impresso de lado, e fazendo um enorme sucesso na Rede Globo.

E por que acabou?

Agora vocês vão me questionar (e com razão), já que surgiu como uma bomba de sucesso, por que o ‘Casseta e Planeta’ acabou? Essa resposta vai do ponto de vista de cada um, e eu acredito que o humor mudou desde 80 e o Casseta se esqueceu de acompanhar essa evolução. Uma pena, pois se em 1980 eles reinventaram o humor, poderiam muito bem se reinventar e mudar o formato se adequando ao novo humor aplicado no Brasil.

Concordo com a internauta que diz que o humor do Casseta morreu com o Busunda, mas não concordo que ataquem os humoristas do grupo, eles têm o seu valor e sabem fazer humor.

Os meus verdadeiros desejos é que os Cassetas ‘troquem os pneus’, assim como disse Helio, e que voltem renovados, pois a Globo precisa de gente boa escrevendo o humor e a contratação do Bruno Mazzeo é um fator que me leva a acreditar na renovação do formato na Globo.

Se prepare pessoal, será o fim do ‘Zorra Total’ e de outros programas sem graça, pelo menos é o que a Globo mostra com essa atitude, e assim esperamos, e que os profissionais bons possam criar outros projetos e inovar, pois, eles ainda sabem fazer rir.

Nenhum comentário: