quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

é Novato? então se liga

Olá amigos, hoje meu papo é com quem faz comunicação, ou seja, alunos de jornalismo, publicidade, rádio e TV e qualquer outra habilitação dessa nossa amada área.

Dos livros que indicarei aqui, um deles estou lendo, os outros ainda vou ler, mas recebi recomendações ótimas e confio.

Para você que é de publicidade, ai vai a dica:

“Raciocínio Criativo na Publicidade” – Stalimir Viera”

Pelo que soube desse livro, ele mistura dois aspectos interessantes de ser analisados: a paixão e a criação de anúncios, como será essa mistura? Não sei, ainda não li, mas tenho vontade, e futuramente vou ler. Fica a dica.

Rádio e TV, outra habilitação de comunicação social e para quem é ou se interessa por essa disciplina ai vai a dica:

“Direção de Câmera – Harris Watts”

Vou começar ler esse livro semana que vem, um amigo me emprestou, já que estou atuando na área de gravação de eventos sociais. O livro dá dicas de câmera e de como dirigir um programa, folheando-o achei completamente viável a qualquer aluno de comunicação. Recomendo. Do mesmo autor há o livro “On Camera” outro que vou ler.

Jornalismo, claro que não podia faltar a habilitação que faço e a que sou mais apaixonado. Lá vai:

“Manual do Jornalismo Esportivo- Heródoto Barbeiro e Patrícia Rangel”

Estou terminando o livro do grande Heródoto Barbeiro, com parceria da professora de comunicação da faculdade de Rio Branco, Patrícia Rangel, e de verdade, estou adorando, por mais que eu seja suspeito para falar dessa editoria de jornalismo, a dica vai também para que não se interessa por esportes, é uma boa oportunidade de perder o preconceito que ainda existe, quando de confunde jornalismo esportivo, como mero entretenimento.

No último post disse que iria comentar de um livro surpresa que li, e não podia intercalar esses belos conteúdos de comunicação, se não com Shakespeare.

“Ricardo III – Shakespeare, adaptação de Luiz Antonio Aguiar”

È simplesmente a obra mais “sinistra” de Shakespeare (pra mim). O livro pode ser resumido na palavra “falsidade”, pois é esse fator que os personagens usam para ganhar o poder. Talvez eu tenha sido relapso nessa explicação, Shakespeare é mais que isso, então, leia, vale a pena.

É isso ai galerinha, ler é saúde então ai estão as dicas dessa semana. Até mais...

2 comentários:

Milena Buarque disse...

Adorei o post, Fê. Muito bom indicar livros.
Fiquei interessada pelo esportivo, já que é uma editoria que pouco conheço. E o Heródoto... Bom, é o Heródoto. Rs.

Preciso falar que curti Shakespeare no post? Rs.
Muito bom, Fê. Sempre enriquecedor...

Entrando no clima do texto, indicarei um que acabo de ler - não sei se você leu -, e que é muito útil: Manual do Foca - Guia de sobrevivência para jornalistas.
É sensacional. Para ser consultado sempre...

Um beijo,
Saudade.
:*

Felipe Accacio Rigaso disse...

Oi Mi, obrigado por comentar.
Bom, eu sempre recomendo o jornalismo esportivo, é a editoria que mais se aproxima dos meus desejos profissionais.
concordo e assino em baixo, Heródoto é Heródoto. rs.
Shakespeare me lembra você, toda vez que pego algo dele para ler, lembro de você
Sobre o "manual do foca"... sabe que eu cheguei a pegar esse livro na mão, um colega estava lendo, ainda não tive a oportunidade, mas eu vou ler, com certeza.
beijo.
Saudade também.