segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O que vem ai?

Olá amigos do blog, cá estou para a primeira postagem de 2011, e não pense você que não temos assunto, a mídia não pára, e separei para hoje tudo aquilo que vi durantes as férias que tirei daqui.

A televisão é sempre um veículo criticado, ora por sua manipulação, ora pela falta de programação decente, não que eu seja contra a essas afirmações, porém, alguns programas em 2011 precisarão ser analisados com cautela, pois não podemos misturar os diversos tomates podres com aqueles que ainda estão bons, ou seja, é preciso filtrar tudo aquilo que é desnecessário e tudo aquilo que pode ser útil, e digo no setor conhecimento e entretenimento, pois, quando sento no sofá ou deito na cama e ligo a TV, além de querer me entreter, quero conhecer mais, desligar a TV com a certeza de que aprendi alguma coisa.

Dividi meu tempo da seguinte maneira nas férias, eu descansa o corpo, depois relaxa a mente, lendo algo sobre literatura e depois me divertia, saindo com amigos ou praticando algum esporte, entre as minhas atividades, o “navegar” na internet nunca foi tão divertido, redescobri alguns vídeos de entrevista e comecei a ‘fuçar’ em todo que era produção áudio visual de entrevistas, foi ai então que me reaproximei de um dos programas mais tradicionais do gênero, o Roda Viva, um programa o qual eu era fissurado em assistir, porém aquela forma me cansou e simplesmente larguei o programa, 2011 foi o ano para voltar a assisti-lo, e não me arrependi, pelo contrário, a nova formula é fantástica, não somente pela apresentação da Marília Gabriela, a qual sou fã declarado, mas também, a participação de convidados que entendem sobre o assunto, e que fazem daquele programa uma discussão cultural de tamanha riqueza que por vezes você pensa estar assistindo a TV fechada.

A entrevista com o ator, jornalista e produtor Wagner Moura (sim o capitão nascimento) estão disposta no site do programa, além disso, acompanhei a pouco a sabatina que se tornou um café filosófico sutil, com o conceituado antropólogo Roberto da Matta que foi parar até dos assuntos mais comentados do Twitter.

Enfim, o Roda Viva é uma opção boa para 2011, se você nunca assistiu assista e se você abandonou o programa, assim como eu, faça as passes, vai valer a pena.

A TV cultura me impressionou muito nessas férias, talvez a última vez que analisei a emissora, foi em meados dos anos 1997, 1998, quando eu ainda era uma criança e ficava colado na telinha, acompanhando os desenhos e séries. Consegui perceber que a emissora Cultura é injustiçada, e os telespectadores não dão o valor que ela merece, entre os programas de destaque estão: Zoom, Café Filosófico, TV Teatro, e muito mais

Ta aí então a primeira dica do ano galerinha, vamos se ligar mais na TV cultura.

A Rede Globo também tem seu valor

Ao mesmo tempo em que lançará a 11ª edição de Big Brother Brasil, a Globo também exibirá amanhã uma micro série chamada “amor em 4 atos”, um projeto da produtora RT Features, em parceria com a emissora.

A história tem o contexto ligado ás musicas:“As Vitrines”, “Construção”, “Folhetim”, “Ela faz cinema” e “Mil Perdões”, todas de Chico Buarque.

As expectativas são as melhores, pois o elenco é de primeira e pelo que parece a produção também, o jeito é aguardar, mas uma coisa é certa, esse projeto pode abrir espaço para outras criações de músicas, imaginem só alguém contando de forma interpretativa as mais lindas poesias das músicas brasieliras? Seria bárbaro não? O jeito é esperar e ver o no que vai dá.

Bom, por hoje é isso pessoal, no nosso próximo encontro irei trazer dicas de livros para alunos e interessados na área de comunicação, e vou trazer uma indicação surpresa, de um livro que li nas férias, e que faz parte da literatura mundial.

Que 2011 seja um ano de conquistas a todos nós, e que a TV saia da mesmice de sempre.

Nenhum comentário: