quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Cinegrafista

Olá querido leitor, hoje estou aqui para falar de um profissional que é fundamental na produção de um telejornal, porém, não aparece na imagem, o cinegrafista.
Segundo definição encontrada na internet, o cinegrafista é o profissional do telejornalismo responsável pelo registro das imagens da notícia, e partindo desse pressuposto, lhe pergunto do que seriam as matérias de um telejornal se não fosse o cinegrafista? Afinal é ele que leva a imagem ao público.

Profissão que não permite falhas

Um repórter de televisão busca a perfeição no texto, e deve ter conhecimento do assunto tratado e o texto na ponta da língua, porém, erros acontecem, e se esse erro for na pronuncia de uma palavra, se desculpe, e repita-a de forma correta, e quanto ao cinegrafista, e se ele tremer a imagem? E se a imagem ficar desfocada? Muito clara, ou muito escura? Ele é o profissional que deve buscar 200% de perfeição, pois 100% ainda é pouco, é o profissional que não pode errar.
Além da responsabilidade de não errar, o cinegrafista deve ter a sensibilidade, ou seja, sentir a matéria. Um exemplo pode ilustrar o que quero dizer:
Imagine uma matéria sobre uma família que acaba de perder tudo em uma enchente, em entrevista a uma emissora qualquer, o pai daquela família conta como está se sentindo naquele momento, as imagens capitadas pelo cinegrafista é que irão ilustrar aquele sentimento a quem estiver assistindo.

Mercado
Agora meu papo é com estudantes de comunicação, a maioria de nós entra na universidade nem saber a vasta opção que tem um profissional de jornalismo, quem disse que todos nós precisamos ser iguais ao Bonner, Fátima Bernardes, Heródoto Barbeiro, Duda Teixeira? Temos que parar com esse desejo fantasioso de escolher somente uma função para se exercer, tenho uma novidade (que nem é tão novidade assim) para vocês, ninguém começa em um telejornal como editor-chefe. É normal que o estudante tenha uma base, um ídolo, alguém que admire e que seja espelho de seu trabalho, eu tenho, mas também é preciso saber que hoje em dia o mercado jornalístico mudou advento da tecnologia e o profissional que não for multifuncional ficará de fora do mercado.
Abra os olhos para a profissão de cinegrafista, é uma profissão interessante de uma área vasta e de extrema importância para a produção de um telejornal, de um documentário e de qualquer outra mídia audiovisual.
O domínio da técnica e da estética na profissão são outros fatores importantes na composição desse profissional, e quem melhor que um jornalista para entender a estética da matéria? É por isso que eu digo, um estudante de jornalismo deve pensar em diversas opções da profissão e essas opções estão ai, escancaradas no mercado de trabalho, cabe a cada um se preparar para cada uma delas.

Essa postagem é uma (pequena) homenagem a esse profissional que ás vezes é pouco valorizado, mas que é é de extrema importancia.

2 comentários:

Aline disse...

Teve uma época em que pensei em fazer jornalismo (e talvez o faça, num futuro distante) e tudo o que eu tinha em mente era ser redatora (porque sou tímida demais para ser repórter ou coisa assim). Cinegrafista seria uma boa opção também, ver tudo de camarote... Mas realmente, tem que ter uma baita de uma sensibilidade e precisão!

Felipe Accacio Rigaso disse...

você tímida? rs ..se você diz!
eu acho que você daria uma boa reporter, faça jornalismo, você vai gostar! =D
ah, tem que ter sensibilidade sim, e precisão também, mas não é tão dificil, eu estou trabalhando como cinegrafista de eventos, e adoro isso, é bom registrar a felicidade das pessoas.
Obrigado pelo comentário, Aline