segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Jornalismo Visual

Olá leitores, vocês já pararam para pensar em tudo aquilo que está no jornal, mas que não é texto? Se a resposta foi não, fique calmo, é comum que deixemos passar esses detalhes, e para corrigir essa falta de atenção vamos discutir esse mundo chamado jornalismo visual, mas não se iluda pensando que tudo comentado nesse post, serve de aprendizagem sobre o mundo visual do jornalismo.

Desde sempre as universidades aderem a disciplina jornalismo visual, e por mais que ela tenha nomes diferentes – isso varia de universidade para universidade- o conteúdo é igual ou parecido.

A preocupação de colocar essa disciplina na grade de jornalismo só tem aumentado, afinal, a sociedade de hoje é completamente imagética, ou seja, vivemos pelas imagens e em um país, onde infelizmente se lê cada vez menos, as fotos, infográficos e imagens são necessários.

Abaixo um exemplo, uma capa do jornal folha de S. Paulo, percembam que nem só de texto é

feita a pagina.


Mas por que isso?

Por que usar imagens? Essa é uma fácil pergunta, porém, podemos encontrar diversos caminhos para respondê-la, como já citei a escassez da leitura, vamos usa- lá como primeiro argumento.

Se um jornal é composto somente por textos, ninguém lê.

Porém, colocar imagens em um impresso, seja ele revista ou jornal, não é tão fácil quanto parece, é preciso um planejamento gráfico, e alguns estudos mais aprofundados podem levar a uma especialização desse tema que é muito vasto, e mais ... o mercado necessita de profissionais capacidados para essa área, eu pessoalmente, não sou fã dessa área jornalística, mas a realidade é que ela tem uma porta aberta no mercado.

Ir além das fotos

Quando se fala em jornalismo visual, é preciso que entendamos que esse estudo não é somente baseado em fotos, mas também em gráficos, infográficos, ilustrações e muito mais, é uma área de enorme variedade que não me cabe aqui dizer, até porque ainda estou em fase de aprendizagem sobre esse tema

O que posso dizer para concluir é que o jornalismo visual é fundamental na vida de qualquer jornal impresso, e que muitas vezes, o velho ditado ajuda na construção de um texto, ou seja, uma imagem diz mais do que mil palavras, e por isso é possível colocar informações em imagens que ficaram “pesadas” em texto.

Abaixo, deixo uma imagem que mostra uma página de revista trabalhada completamente pelo jornalismo visual, veja se a reportagem não fica muito mais legal de se ler.


E você, o que acha do jornalismo visual? Dê sua opinião.

Nenhum comentário: