sábado, 11 de setembro de 2010

Vida de Garoto

Olá, leitores, o que vou escrever hoje é do conhecimento de 95% de todos vocês, mas é que eu só fui analisar a série Vida de Garotos, ontem, pelo Youtube, e resolvi criar esse post.

Eu poderia reproduzir tudo que o Felipe Neto falou nesse vídeo, mas não vou imitá-lo, até porque os vídeos dele têm uma acidez única, que eu não conseguiria ter, sem dizer que não há necessidade de copiá-lo, afinal, eu tenho minha própria opinião, somos Felipes diferentes.

Ontem, ao acessar o Youtube, resolvi assistir aos seis episódios dessa série chamada Vida de Garotos, a pedido de um amigo, que também a criticou.

Quando vi o vídeo do Felipe Neto, não senti na hora vontade de assistir e escreve sobre o tema, mas já que tomei conhecimento de tamanha idiotice, vamos lá. Vou dividir minha analise em dois pontos, a visão de um telespectador e de um comunicólogo.

O simples assistir

Quando comecei a assistir, deixei de lado a critica quanto á mídia, e vi com olhos de quem somente está interessado na história, mas .. Que história? Cadê? A série começa com uma chamadinha, onde três adolescentes parecidos estão a caminho de algum lugar, e eles falam no telefone, e olham triste para a janela do carro, isso é férias? Ou eles estão indo a um velório? Eu tive essa dúvida a princípio.

Minha duvida foi sanada, e percebi que eles estavam saindo de férias, mas só percebi isso na cena dois do primeiro episodio, ou seja, a história não tem um contexto, e muito do que se vê lá fica sem sentido algum, em termos de história. Antes de seguirmos só queria fazer um adentro: o fato da história não fazer sentido, pode se dá pelo fato de eu ter assistido pelo Youtube, não sei se há algum texto, ou vídeo explicando o porquê de fazer essa série e qual o objetivo dela, então pode ser que isso exista.

Podemos seguir..

Os três garotos chegam a uma casa, (que eu não sei de quem é? Sem dizer que a porta já estava aberta, não sei vocês, mas aqui em casa, todas as portas permanecem fechadas quando não se tem ninguém) e um dos garotos pula na piscina de calça jeans, quem pula dentro de uma piscina de calça jeans? Ate ai tudo bem, se o(a) autor(a) queria assim, sem problemas, mas e os diálogos? Quem dirigiu a série, quem criou, quem participou da produção, com certeza não assistiu a série depois de gravada, pois qualquer pessoa percebe que o dialogo entre os personagens não é natural, é forçado.

Ainda sobre o dialogo, não podemos deixar de dizer sobre os palavrões, pois se o intuito era mostrar a vida de um garoto adolescente, deve-se colocar palavrão.

A serie carrega muito estereótipos, além do menino educadinho que não fala palavrão, todos os personagem que aparecem até o sexto episodio são iguais, magros, cabelos penteados para o lado, caras que a sociedade julga bonito, e assim também é as meninas, magras, bonitas, será que todo adolescente é assim? Esse pode ser o perfil para malhação, que deixou de ser uma serie adolescente á muito tempo, mas se a serie vida de garotos leva esse nome com o objetivo de mostrar realmente a vida de um adolescente, xii, ai passou longe!

Estereótipos, diálogos forçados, e nenhuma precisão de atuação por parte dos jovens da série, esses são alguns dos pontos negativos dessa série, porém, eu consegui encontrar um ponto positivo, não para o público, mas para o consumismo em geral, vamos falar dele no próximo tópico

Falando em Comunicação

Agora sim, resolvi fazer uma analise no outro lado da série, pois além de entreter, ela divulga marcas como: Nescau, Rexona, etc. e isso é totalmente valido para quem investe na série, quer maior divulgação que um menino usando o desodorante da Rexona? Ok ok, vamos divulgar, mas precisa fazer o personagem usar desodorante doze vezes a cada episodio? Nenhum adolescente usa desodorante toda hora, então nesse quesito o marketing da série forçou a barra.

Muitas e muitas outras marcas são divulgadas, o que faz a serie parecer um comercial, isso é legal para o consumismo, mas não para a qualidade da série.

Quando a MTV e a Band lançaram a série “Tô Frito” as criticas bombaram sobre a propaganda demasiada, porém, aqui eu defendi a série e relatei o quanto a tinha achado interessante, se o dono do comentário que criticou a série da Band e da MTV assistisse a um capítulo do “Vida de Garotos” ele teria com certeza mudado de opinião.

O público-alvo atingido pela série é uma incógnita para mim, pois não consigo definir um perfil de adolescente, ou criança que assiste esse tipo de coisa, isso tudo sou eu quem estou dizendo, fique a vontade para discordar, e dê sua opinião.

6 comentários:

Aline disse...

"Os três garotos chegam a uma casa, (que eu não sei de quem é? Sem dizer que a porta já estava aberta, não sei vocês, mas aqui em casa, todas as portas permanecem fechadas quando não se tem ninguém"
Ri muito dessa parte!

Vou te contar, nunca assisti a essa série, mas já ouvi falar. Eu acho essa coisa de colírios da Capricho um porre. Minha irmã vem sempre saltitante dizer que conheceu um colírio. E eu pergunto: tá, e o que ele faz de legal? Ela responde: nada, ele é bonito, é colírio da Capricho. Hmm, então é isso.
Aí fazem uma SÉRIE. Onde os meninos continuam não fazendo nada de legal. Mas eles são bonitos.

E as pessoas se satisfazem com isso. Basta ser bonito. :)

Felipe Accacio Rigaso disse...

"E as pessoas se satisfazem com isso. Basta ser bonito" disse tudo.
a aparencia vale mais que o talento, é uma pena. Obrigado pelo comentário, Aline.

Luh disse...

Olá!

Obrigada pela visita ao meu blog!

E olha, você foi extremamente corajoso em perder um precioso tempo assistindo isso!

Isso não retrata em NADA o dia-a-dia dos adolescentes. Mas blz, né!

Tem gosto para tudo rsrrs

Beijão!

Felipe Accacio Rigaso disse...

Olá Luh Rodriguez,
eu precisava assistir para ter uma opinião formada e poder criticar, e pelo seu comentário, percebo que você é uma pessoa inteligente, não é fã da série.
não entendo mesmo o público-alvo dessa série.

Aline disse...

Hoje eu li uma frase pichada em um muro na Rebouças e voltei aqui porque lembrei do seu post. Era mais ou menos assim:
"Eles conquistaram a luz e a câmera, mas perderam a ação."
Resume tudo, não é?

E Felipe, vê se participa lá da promoção ;)

Felipe Accacio Rigaso disse...

Oi Aline, primeiro, não fui eu que pichei, rs .. mas, tiro o chapéu para quem pichou, resume sim o meu post, e é uma frase intensa que com certeza vou usar futuramente em alguma postagem, rs.
Eu vou participar da promoção sim, juro, eu to querendo participar desde que vc postou, mas é que o tempo anda apertado pra mim, preciso atualizar o blog também.
Até o próximo final de semana eu participo, pode ter certeza. :D