quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O lixo da Política

Olá leitores, confesso que tenho aversão pelo tema política e que mal o trago aqui em pauta, alguns conceitos e ideologias me deixam enojado e ás vezes envergonhado, não entendo muito de muitas coisas da política nacional, por isso evito discutir, mas também, não poderia fechar meus olhos em plena época de eleição, e o fato de estarmos ás vésperas de tomar uma decisão séria, me fez refletir sobre o tema, afinal é a primeira vez que irei apertar a tecla verde sozinho (antes eu entrava na sala de votação com meu pai ou minha mãe, quem nunca fez isso?).

Todavia, não vim aqui para falar sobre as eleições em si, mas sobre uma coisa que pra mim é um ato de vandalismo contra a população, a panfletagem.

É comum receber na rua papéis sobre casas de prostituição, ou de prestadores de serviços esotéricos, porém em época de eleições, a panfletagem política é mais comum e maior do que deveria, afinal, já não basta a TV e o rádio para pedir voto? Hoje ao voltar do trabalho, andei por um mar de papéis, panfletos de diversos políticos, a cidade está imunda, parte por falta de educação das pessoas que pegam os papéis e simplesmente os jogam na rua, parte pela estrutura montada em volta da candidatura de determinado político.

Entramos em uma questão importante, o planejamento da imagem do político, é feito por um profissional ligado a comunicação, o assessor de imprensa, partindo do pressuposto que esse profissional usa como estratégia a panfletagem, temos ai uma dura critica a fazer aos profissionais dessa área, e pelo que se vê na rua, a tendência é pior.

Determinado político assume o compromisso de limpar as ruas da capital, então porque não começa antes mesmo de se eleito? Fazendo com que as ruas permaneçam limpas de seu sorriso amarelado estampado em papéis coloridos, talvez o próprio candidato não consiga responder a essa pergunta, afina, um grupo de comunicação ou um assessor responde sobre essa área.

Fica aqui minha critica aos assessores de imprensa, muitos deles formado em jornalismo, mas também fica minha dica, vote consciente.

PS: ao ler o texto, o título faz todo o sentido, não é mesmo?

2 comentários:

Gio Sacche disse...

Jornalistas e publicitário! hehe...
Olha, infelizmente, muitos dos meus colegas de trabalho acham que os conhecidos santinhos ou panfleto~s são um dos meios mais eficazes que tornar os seus clientes (políticos ou marcas0 conhecidos.
Acho besteira, afinal, estamos no século XXI e mais do que cuidar da limpeza, temos que cuidar do recursos, não é? Hoje já existem mídias muito mais eficazes e limpas do que os panfletos, mas vai tentar convencer os nossos arcaicos políticos!

Felipe Accacio Rigaso disse...

Olá Giovana, primeiramente, obrigado por comentar.
concordo com você, existem novas mídias que são melhores aos recursos naturais e que chamariam mais a atenção, quem sabe eu (no jornalismo) e você (na publicidade)não conseguimos mudar isso?
Quando renovarmos a política, a mídia também se renovará.
Obrigado.