domingo, 29 de agosto de 2010

A identidade Kajuru

Olá leitores, Aqueles que me conhecem sabem da minha paixão por esporte, e sabem que entrei no jornalismo a fim de trabalhar na área esportiva; minhas maiores influências e espelhos são: Juca Kfouri, Paulo Vinicius Coelho (PVC) e Jorge Kajuru, além de outros tantos que apesar de fazerem parte de gerações diferentes, são meus ídolos.

O último que citei, é o mais polêmico de todos eles, Jorge Kajuru é muito conhecido por não ter papas na língua, fala tudo o que lhe vem a cabeça, e usa o jornalismo investigativo como uma ferramenta para o assunto esportes. Detentor de uma opinião forte, o jornalista está fora das emissoras da rede nacional, e hoje apresenta um programa no interior de São Paulo.

Na tarde/noite de ontem, Kajuru participou do quadro “pra quem você tira o chapéu” um tradicional formato do programa Raul Gil, aliás, o apresentador do SBT vinha anunciando a participação do jornalista á mais de duas semanas, quando o apresentador Ratinho esteve no mesmo quadro.

Ao ouvir Raul Gil dizendo que convidaria Kajuru para participar do programa, eu ri. E poucas pessoas entenderam, foi ai que comentei com um colega, que o Kajuru não era amigo do Raul Gil, que quando apresentava um programa no SBT havia criticado duramente o animador de auditórios.

Fiquei em choque, quando ontem vi Kajuru entrar no palco de Raul Gil, os dois se abraçaram e se diziam amigos, Kajuru estava aparentemente magro e usando uma prótese no olho, fato que se deu pelos problemas de saúde que o jornalista havia passado e pelo que sei, ele tem diabetes e ficou em depressão por um período.

Segundo Kajuru, Raul Gil o ajudou nos momentos difíceis, porém eu não podia acreditar em nenhuma palavra daquilo, será que o Kajuru que me fez escolher a profissão de jornalista esportivo havia morrido? Será que ele havia se vendido a TV? Para que tanta falsidade?

O quadro continuou e Kajuru não tirou nenhum chapéu, fez suas criticas de sempre e declarou que aquele seria o seu ultimo programa na televisão, e que estava enojado do futebol e da bandalheira que havia se tornado a TV e o Esporte.

Aquilo tudo não me saia da cabeça, precisava escrever, mas antes queria encontrar provas e achei o vídeo em que no seu antigo programa Kajuru ataca Raul Gil. O vídeo em questão é sobre Renata Fan, mas ele cita Raul Gil como: "imbecil e defensor de Deus e do diabo"; é a prova que eu precisava.

Jorge Kajuru me decepcionou, e acredito que com o seu afastamento da TV, o que resta para nós é guardar o momento bom de sua carreira, quando ele estava bem de saúde e quando ele era verdadeiro. Se antes havia alguém que defendia o jeito Kajuru de fazer jornalismo, essa pessoa era eu, porém hoje fico com um pé atrás e me perguntando se um dos poucos jornalistas verdadeiros na área de esporte, enfim vendeu sua alma ao poder da mídia. Dê sua opinião.

Nenhum comentário: