terça-feira, 24 de agosto de 2010

A nova TV dos metalúrgicos

Olá querido leitor, sou uma pessoa de sorte, um dia depois de ter falado sobre os assuntos: “comunicação em massa” e “mídia radical” eis que surge um exemplo factual que com certeza irá gerar discussão.

Lendo a Folha de São Paulo de hoje (terça-feira 24 de agosto de 2010), me deparei com a notícia sobre o lançamento da TVT, do sindicato dos metalúrgicos, e agora tomo a liberdade de reproduzir trechos, e somente destacar alguns pontos já que a folha não deu o enfoque de relevância para a mídia em si , e mais para a presença de Lula no evento de lançamento.

[...] Em discurso ao lado do presidente Lula, o ministro Franklin Martins (comunicação social) criticou a imprensa e disse que os jornais e emissoras de TV vão perder o controle sobre as notícias levadas á opinião publica. [...]

[...] O diretor do sindicato Valter Sanches, disse ter planos ambiciosos para competir com as grandes redes: “Queremos fazer jornalismo investigativo de fato, sem atender interesses políticos” [...]

[...] Em discurso lido, o presidente Lula disse que a emissora evita que os trabalhadores “continuem impedidos de exercer a liberdade de expressão”. “O brasileiro sabe distinguir o que é informação e o que é distorção dos fatos” [...]

Folha de S.Paulo A2Poder

Ok, ok, eu poderia expressar opiniões e pontos de vista partindo pra vários caminhos, mas vamos analisar os comentários feitos, primeiro o do ministro da comunicação social, Franklin Martins, ele usou as palavras “perder” e “controle” o que me faz discordar totalmente dele, pois pra mim, os jornais e emissoras de TV nunca vão perder esse controle sobre as noticias levadas a público, e partindo da certeza de que essa TVT é uma mídia radical, a grande massa em nada será afetada, ou seja, por tabela eu discordo do discurso otimista de Valter Sanches, que está certíssimo em defender a criação da TVT e de dar tantas esperanças aos trabalhadores desse setor, afinal ele é presidente do sindicato. Eu acho mais que válido criar uma TV para o sindicato, seja ele qual for, (ai concordo quando o Lula diz sobre a liberdade de expressão) e acho até que essa é a tendência agora, pois como já citei nas postagens anteriores que a mídia radical é importante para a comunicação de um grupo muitas vezes afastado da mídia convencional, mas dizer que irá competir com as grandes redes é bobagem, pois é impossível uma mídia radical derrubar uma mídia convencional, e ele disse uma bobagem ainda maior, quando cita os interesses políticos, sem discutir a presença de Lula no evento, (afinal ele é presidente dessa bagaça chamado Brasil) uso um argumento ainda mais convencional (se assim podemos dizer), uma mídia radical é totalmente ligada a interesses, pode ser que não políticos, mas também do próprio sindicato, quanto ao jornalismo investigativo, eu prefiro não comentar tamanha tolice.

Ah, o Lula, nosso “presidente-metarlugico” errou (na minha opinião antes que eu sofra punições ou censura) ao dizer que o brasileiro sabe distiguir informação a distorção dos fatos .. ah .. sabe nada, o brasileiro é midiaticamente manipulado a todo o momento, e não que o brasileiro seja burro, mas o que esses três senhores (Franklin, Valter e Lula) tem que entender de uma vez, é que o chamado 4º poder, ou seja a mídia é o microondas da sociedade, e “esquenta" a cabeça do público (seja ele leitor, telespectador ou ouvinte) da maneira que bem entender e por quanto tempo achar necessário. Esses 3 senhores parecem não conhecer (na verdade conhecem, mas usaram de discurso politicamente alinhado para não distorcer a criação da TVT) o poder da mídia, ah.. Pobres mortais.

2 comentários:

Milena Buarque disse...

Adorei o texto, Fê. Por não ter lido a notícia, tive de ir buscá-la...
Todos deveriam ler o seu blog. Rsrs.

Tenho de ler o post anterior a esse. E a propósito, você colocou terça 28, e ontem foi dia 24...

O que tem dia 28, hein?! Manifestação inconsciente dessa data... Rs.

Um beijo,
:*

Felipe Accacio Rigaso disse...

Oi Mi, será que isso é um tipo de sinal? eu acabei de ver o seu comentário, e hoje é dia 28 =O
na verdade eu errei na hora de digitar, e ao ler, não percebi o erro. obrigado por avisar.
senti um certo medo agora com tantas coincidências, rs.
Obrigado por tudo. Mi.
beijos