segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Twitter - A nova mídia de comunicação

Se antes o contato entre fã e ídolo era raro, hoje o cenário tecnológico proporciona um mundo diferente, e as redes sociais estão cada vez mais fortes no dia-a-dia do famoso, seja ele cantor, ator, jornalista, jogador de futebol, ou qualquer outro tipo de profissional que aparece nos meios midiáticos.

As redes sociais começaram a ser ferramentas de utilidade publicitária por alguns músicos que divulgavam através da internet seus shows ou lançamento de novas musicas, porém, essa comunicação não era de locutor a interlocutor, pois o publico era passivo de receber a informação, codificá-la e usufruir do produto oferecido pelo artista (ou não).

Porém, o miniblog Twitter chegou com a função de tornar o publico ativo na comunicação, que além de ser passivo é agora locutor da sentença criando uma mensagem a ser recebida e codificada pelo interlocutor famoso.

Com um numero determinado em 140 caracteres, o twitter chegou as mãos dos artistas como uma ferramenta de liberdade, o que deu a pessoa o prazer de revelar o que quiser, alguns relatam fatos do dia-a-dia, como por exemplo, “estou saindo agora da minha emissora, onde gravei outro capitulo da novela X”

Desde os tempos mais remotos, a invenção do homem é um beneficio, mas, pode ser também uma arma, como exemplo, pode-se citar o avião, que criado a partir de um sonho e uma necessidade se tornou fundamental ferramenta em guerras. Já no twitter as palavras são as armas, que podem ferir os outros, mas, podem também funcionar como um tiro no próprio pé.


Alguns famosos desconhecem os poderes das palavras, e não sabem que uma frase mal colocada pode atingir mais profundamente que um tapa. É impossível não citar os meninos do Santos, sensação futebolística do ano de 2010, os jovens jogadores que logo alcançaram a fama, usaram o twitter de uma forma totalmente contrária do que se espera de um jogador do futebol, ligando a webcam através de um recurso do miniblog, alguns jogadores diziam palavrão, falavam besteiras e até se envolveram em uma polemica briga com o jogador Robinho. Foi um prato cheio pra mídia sensacionalista que relatou esse caso de forma destacada.

O uso do twitter como algo ruim é de escolha própria, ninguém obriga ninguém a nada, certo? O político José Serra usa essa ferramenta para (de forma subliminar) fazer campanha eleitoral, e está errado? Claro que não, pois se essa rede social foi feita para a comunicação, porque não divulgar seus planos de governo e conseguir votos? É uma forma de atingir aos jovens que se dizem distantes da política.


Confesso que tinha certa indiferença ao twitter, porém, ao experimentar essa ferramenta, percebi que ela será uma das mais grandiosas formas de se ver a mídia, e comecei a seguir alguns famosos a fim de analisar qual era o comportamento deles, por uma questão pessoal, tenho o costume de seguir alguns jornalistas, já que essa é a profissão que escolhi para meu futuro.

Foi de um seguidor jornalista que surgiu a idéia dessa postagem, assim que entrei em um chat na noite de ontem, com o repórter e âncora do SBT-RJ Luiz Bacci, percebi que esse contato com o publico é de extrema importância para o artista, o jovem jornalista mostrou um lado que não pode mostrar no jornal, brincando com os fãs e dando risadas com amigos, Luiz respondia as perguntas de forma leve, sempre sorrindo e dando sua opinião em diversos assuntos, foi colocado em sabatina assuntos ligado a TV (e não poderia ser diferente) e Luiz deu dicas aos futuros jornalistas, além de comentar como é o dia-a-dia nessa profissão, por volta das 22h30min Luiz encerrou o chat.


Twitter, a nova forma de divulgar notícias, de “estar perto” do artista, de perceber que aquele que você exalta, é um ser humano.

Em pouco tempo o twitter se tornará um veiculo de comunicação, assim como é a TV, o rádio e os jornais impressos, ou será que o Twitter já é um veiculo de comunicação?

Nenhum comentário: